O Sistema de Tratamento de Efluentes Industriais (SITEL – ETE – ETDI) é fundamental num empreendimento, pois é por meio dele que o efluente bruto é tratado, para posterior descarte, ou reutilização, obedecendo sempre a legislação local em vigor.
A ETE é dimensionada para cada situação, processo, vazão e carga poluidora, com solução de tratamento adequada ao perfil do efluente. As etapas de tratamento de uma estação são definidas conforme as características do efluente bruto, mas consistem, basicamente, na remoção de todos os sólidos, metais, óleos e graxas e outros poluentes contidos na água.
A forma de operação do tratamento pode ser feito por batelada ou de forma contínua, manual ou automaticamente. Sempre são apresentadas soluções que previnam a ocorrência de acidentes ambientais que podem decorrer em danos e penalização ao empreendimento.
As estações podem ser automatizadas facilmente, o que garante a confiabilidade do tratamento.
A eficácia do tratamento é constatada por meio de laudos de análise executados em laboratórios idôneos com a observância dos limites máximos estabelecidos para cada parâmetro.
A Natural também executa adequações de estações para ampliações e alterações nos processos industriais, de forma a se conseguir melhor relação custo x benefício, com total preservação ao meio ambiente e atendimento da legislação.
Quando da elaboração dos projetos de tratamento de efluentes estuda-se alternativas para redução da geração de efluentes, alternativas para reutilização e reuso dos efluentes, sempre buscando diminuir o consumo do recurso natural água.