PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS
“Toda fonte geradora de resíduos é responsável pela sua destinação final.”
O Plano de Gestão de Resíduos contempla a identificação e classificação dos resíduos gerados pelo empreendimento, instruções sobre a armazenagem e acondicionamento dos mesmos, bem como orientação sobre a correta destinação final.
Os resíduos precisam ser manuseados conforme normas específicas, inclusive a ABNT NBR 10.004/2004.
A Natural desenvolve projetos para reuso de resíduos industriais no processo, como matéria-prima, evitando que a empresa descarte algo que pode ser reaproveitado em seus produtos, reduzindo os custos do produto com matéria-prima, bem como os custos de manuseio, armazenagem e destinação final dos resíduos.
Também são executados projetos de depósitos de resíduos.
PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Elaboração e acompanhamento a implantação de Projeto de Gestão de Resíduos Sólidos de Construção Civil. Por exigência dos órgãos ambientais, toda obra civil deve conter um sistema de gerenciamento dos resíduos de construção civil, o que resulta em ganhos ambientais e financeiros significativos ao empreendimento.
A Natural atua neste segmento desde 2007. Referências de obras e clientes são fornecidos mediante consulta específica.
PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS DE SAÚDE
Conforme Portaria da ANVISA e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, as unidades de Saúde precisam implantar e manter um PGRSS. Este Plano deve atender a legislação específica, bem como as classificações dos resíduos, treinamento de pessoal e cronograma de implantação e atualização.